top of page

PSICOPEDAGOGIA E A DISLEXIA

Foto do escritor: Turma D - NoturnoTurma D - Noturno

A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por dificuldades na leitura, escrita e ortografia. Apesar de haver componente hereditário, este não é o único fator determinante: fatores ambientais também podem influenciar seu desenvolvimento. Apesar da dislexia ser comum entre pessoas da mesma família, a manifestação e intensidade dos sintomas podem variar entre as pessoas.


O distúrbio ocorre em áreas do cérebro, como o córtex visual, o córtex auditivo e áreas relacionadas à linguagem e à memória. Essas diferenças podem levar a atrasos no aprendizado da leitura, escrita, ortografia e fluência na leitura, além de dificuldades na compreensão de textos e escrita.


A intensidade dos sintomas da dislexia é variada entre os indivíduos portadores do distúrbio e este fator afeta diretamente o plano de ação dos profissionais que trabalharão com a criança envolvida, já que cada caso é avaliado individualmente. Classificar a dislexia em visual, auditiva ou mista auxilia no planejamento das intervenções.


A dislexia geralmente é observada na idade escolar e o quanto antes é realizado o diagnóstico, maior é a chance de sucesso com a intervenção. Este distúrbio manifesta dificuldades consideráveis em aprendizado de leitura, escrita e cálculo, apesar de nem todos os disléxicos apresentarem dificuldades em todas as áreas, o que pode dificultar o diagnóstico e intervenção adequada.


O psicopedagogo atua em diversas frentes no tocante a crianças disléxicas. A intervenção deste profissional começa com avaliações para identificar as áreas de dificuldades da criança. Após diagnóstico e avaliação o psicopedagogo cria o plano de intervenção, que geralmente inclui atividades para melhorar a fluência de escrita e leitura, planos de estudos de acordo com as dificuldades da criança dislexa. É importante que o psicopedagogo também realize o monitoramento do plano de ação, realizando os ajustes conforme necessário, levando em consideração a evolução e dificuldades da criança.


CALDONAZZO, Ângela; SALGADO, César Augusto; CAPELLINI, Sandra Aparecida; CIASCA, Sônia Maria. Desempenho na resolução de problemas envolvendo o conceito aditivo em sujeitos com dislexia do desenvolvimento. Revista Psicopedagogia, v. 23, n. 71, p. 116-123, 2006. Disponível em: https://revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/394/desempenho-na-resolucao-de-pr oblemas-envolvendo-o-conceito-aditivo-em-sujeitos-com-dislexia-do-desenvolviment o. (Acesso em: 26/04/2024).

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page